sábado, 16 de outubro de 2010

“CRISTO ÚNICA ESPERANÇA DESTA GERAÇÃO”- Rom 8.18-25.

INTRODUÇÃO A palavra “esperança” está relacionada a duas virtudes do cristianismo: FÉ e AMOR (1 Cor 13.13). No AT e NT, o temo procede de uma raiz cujo significado é “esperar” , “ter expectativa” , e “aguardar” .Diz respeito á pessoa que aguarda com fé e paciência a provisão do Senhor ( Is 40.31 ). A explicação mais convincente acerca da esperança está em Romanos 8.24 que diz: “Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?”.
AS MARCAS DESTA GERAÇÃO:
ANSIEDADE
; característica biológica do ser humano, que antecede momento de perigo real ou imaginário, marcado por sensações corporais desagradáveis. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato,
Rollo May, um dos grandes psicanalistas do nosso tempo, afirma que a ansiedade é “um dos problemas mais urgentes dos nossos dias – “emoção oficial da nossa época” e que “pessoas com maior nível de inteligência e originalidade são mais inclinadas à ansiedade”
MEDO, O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamenteMedo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
Segundo estatísticas divulgadas em outubro, no Relatório Global sobre
Assentamentos Humanos, do Programa das Nações Unidas (ONU) para
Assentamentos Urbanos, 70% dos brasileiros se sentem inseguros. Os
dados comprovam que a cultura do medo e da violência está se
consolidando cada vez mais nas cidades do Brasil.
A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode ser dada a crianças e adolescentes como separação dos pais, problemas na escola, rejeição e principalmente Bullying. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.
CONSUMISMO; Consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca.
AMBIÇÂO, desejo forte de fortuna, de glória, de honrarias, de poder ou de outra coisa qualquer
ANGUSTIA, angústia a sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.
A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego.
Angústia quando a integridade psíquica está ameaçada, também costuma-se haver angústia em estados paranóicos onde a percepção é redobrada e em casos de ansiedade persecutória.
A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequencias temidas).
A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumaticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Angústia quando a integridade psíquica está ameaçada, também costuma-se haver angústia em estados paranóicos onde a percepção é redobrada e em casos de ansiedade persecutória. A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequencias temidas).
CULTO AO CORPO, A aparência física tem se tornado cada vez mais uma questão prioritária na vida do ser humano, principalmente do brasileiro. A mídia trocou o estereótipo de magreza anoréxica – que até pouco tempo era requisito fundamental aos que quisessem estar de acordo com o perfil de beleza estabelecido – pelo estilo malhado e de aparência saudável. Olhar para a televisão, para as revistas e ver os corpos de artistas e modelos praticamente perfeitos e a disponibilidade cada vez maior de recursos em prol desses resultados (cirurgias plásticas, implantes de próteses, lentes de contato coloridas) levam as pessoas a buscar os meios mais fáceis e rápidos de atingir seus objetivos estéticos, entretanto, podem não ser os mais adequados à sua saúde e capacidade física, como por exemplo, o uso de substâncias para ganho de massa muscular ou treino em academias sem estrutura adequada e orientação de um profissional. As pessoas parecem estar acordando para a questão da saúde. Cada vez mais tem sido divulgado que a prática de exercícios regulares, alimentação
balanceada e uma boa noite de sono são fundamentais para melhorar a saúde e a qualidade de vida do ser humano. Essas práticas resultam numa melhor disposição física e mental, tornando mais fácil enfrentar o stress do dia-a-dia, além de sempre se sentir bem ao olhar no espelho e ver refletida uma imagem bonita e perfeita para aquelas roupas menores, e é com esta intenção que alguns percorrem um penoso caminho até alcançar seu objetivo. Cria-se assim, o chamado culto ao corpo, que teve seus primeiros sinais de existência na década de 80, quando foi amplamente divulgado por Madonna, a pioneira a transmitir essa obsessão por um corpo escultural. Com a onda da malhação, vive-se hoje uma febre nas academias, e apesar da imagem de futilidade que às vezes isso passa, se os exercícios na academia forem levados de forma séria e praticados corretamente, ela pode ser um lugar ótimo para se cuidar.
DROGAS, Crack ameaça 25 mil jovens no País
Segundo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, a dependência coloca garotos e garotas no nível de marginalidade extrema
A dependência do crack ameaça a vida de 25 mil jovens brasileiros.
A estimativa é do Ministério da Saúde e, segundo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do ministério, Pedro Delgado, a dependência coloca esses jovens no nível de marginalidade extrema.
REBELDIA, Ato de rebelar-se; não-conformidade, reação.
. Oposição, resistência.
Birra, teimosia.
MENTIRA, é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. mentira significa “dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro, não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar, causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar, iludir, não revelar; esconder, ocultar
FALTA DE AMOR, A falta de amor é a principal característica do mundo sem Deus e se alastrará, nos dias imediatamente anteriores à vinda do Senhor, por causa da multiplicação do pecado,
INVERSÂO DE VALORES, A cada dia, o que era certo parece tornar-se errado e o errado parece tornar-se certo
EGOISMO,
Um sujeito egoísta é aquele que acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele. Uma pessoa egoísta– sofrem porque as outras pessoas não correspondem à sua expectativa.
O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.
Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses.
A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender.
CRISTO, ESPERANÇA DESTA GERAÇÃO.
1- EM CRISTO ESTÁ A LIBERTAÇÃO DO PECADO (Jo 8.32,36).
A- Jesus é o único que remove causa de todos os males, (Pecado) e desfaz todas as obras do Diabo.
Jo 8.36 “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
1 Jo 3.8 “Quem comete pecado é do Diabo, porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”.
B-O pecado é a origem de todo desajuste físico, emocional e espiritual, Rom 3.23 “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
2- EM CRISTO ESTÁ A LIBERTAÇÃO DAS DOENÇAS DA ALMA.
Jesus Cristo é o único remédio eficaz contra as doenças da alma. ao tratar do enfermo ele oferece:
a) Alívio para o oprimido e cansado (Mt 11.28)- b) libertação para o escravo do pecado e dos vícios (Jo 8.32)-c) Paz para o ansioso e angustiado (Mt 6.25; 1Jo14. 1) –d) Contentamento para o consumista (Mt 6.25; Jo 14.1)-e) Perdão para o pecador (1 Jo 1.7)-f) Certeza para o cético (Jo 3.4-21)-g) Esperança para o desafortunado (Mt 5.3,12)-h) Cura para os doentes (Mt 8.16). Jesus sara todos indistintamente.
3- EM CRISTO ESTÁ A ESPERANÇA PARA ESTA GERAÇÃO.
A constatação simples e incontestável é que: O homem sem Deus vive sem esperança ou em esperança vã, Jó 27.8 “Pois que esperança tem o ímpio quando é cortado, quando Deus lhe arranca a vida?”.
A única esperança para esta geração está na pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Tm 1.1 “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa”.
CONCLUSÃO; Jesus Cristo a única solução para esta geração enferma, nós temos Cristo nós, temos o remédio.

Nenhum comentário: