segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Contagem regressiva: Profecia maia vai mudar alguma coisa em nossas vidas?

Muitas previsões do fim do mundo já intrigaram os humanos. Além da seita que previa o apocalipse no dia 12 de outubro ainda há a suposta data do fim marcada pelos maias. Para que não hajam equívocos e um pânico em massa especialistas correm contra o tempo para convencer as pessoas de que os maias não previram um apocalipse para o final deste ano. Autoridades da área afirmam que os maias podem de fato ter feito profecias, mas não sobre o fim do mundo.a
Arqueólogos, antropólogos e outros especialistas estimam que o sistema maia começa a contar em 3114 aC, e vai ter executado através de 13 baktuns, ou 5.125 anos, em torno de 21 de dezembro. Especialistas dizem que 13 era um número significativo para o Maya, e no final desse ciclo seria um marco, mas não um fim.
O arqueólogo mexicano Alfredo Barrera disse que os maias tentaram fazer previsões, mas talvez sobre os eventos mais corriqueiros, como secas ou surtos de doenças. "Os Maias fizeram profecias, mas não em um sentido fatalista, mas sim sobre os eventos que, em sua concepção cíclica da história, poderiam ser repetidas no futuro", disse Barrera, do Instituto Nacional de Antropologia e História.
Apenas um par de referências equivalentes a data de 2012 foram encontradas esculpidas em uma pedra nos sítios maias, e nem se refere a um apocalipse, dizem especialistas. Tais visões apocalípticas foram comuns durante mais de 1.000 anos de pensamento ocidental e cristã, e não são nativos dos pensamento mayas . "Este pensamento não tem nada a ver com a cultura maia", disse Alexander Voss, um antropólogo da Universidade de Quintana Roo, no Caribe 
O especialista comparado o calendário Maya, com o odômetro dos carros analógicos. "O sistema de contagem Maya é como um odômetro do carro", escreveu Braswell. "No meu primeiro carro o odômetro foi até 99,999.9 quilômetros. Isso não significa que o carro iria explodir depois de atingir 100 mil milhas."
Bíblia
De acordo com artigo publicado pela especialista em religiões Wilma Rejane o mundo não irá acabar em 2012 só porque os Maias disseram. "Lembre-se, muitos falsos profetas já aguardaram e pronunciaram outros fins, que nunca vieram. Devemos nos preparar, em espírito e em verdade, para a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, Ele mesmo falou que voltaria. Não marcou dia, nem hora."
Fonte Patio gospel.