domingo, 2 de dezembro de 2012

Esboço de sermão



   “CRISTO ÚNICA ESPERANÇA DESTA GERAÇÃO”- Rom 8.18-25.

       INTRODUÇÃO A palavra “esperança” está relacionada a duas virtudes do cristianismo: FÉ e AMOR (1 Cor 13.13). No  AT e NT, o temo procede de uma raiz cujo significado é “esperar” , “ter expectativa” , e “aguardar” .Diz respeito  á pessoa que aguarda com fé e paciência  a provisão do Senhor ( Is 40.31 ). A explicação mais convincente acerca da esperança está em Romanos 8.24 que diz: “Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?”.
AS MARCAS DESTA GERAÇÃO: Ansiedade, medo, depressão, consumismo, ambição, angustia, culto ao corpo, drogas, rebelião, mentira, falta de amor, perca de valores e egoísmo...
          CRISTO, ESPERANÇA DESTA GERAÇÃO.

1-      EM CRISTO ESTÁ A LIBERTAÇÃO DO PECADO (Jo 8.32,36).

A-     Jesus é o único que remove causa de todos os males, (Pecado) e desfaz todas as obras do Diabo.
Jo 8.36 “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
1 Jo 3.8 “Quem comete pecado é do Diabo, porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”.
 B-O pecado é a origem de todo desajuste físico, emocional e espiritual, Rom 3.23 “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
2-      EM CRISTO ESTÁ A LIBERTAÇÃO DAS DOENÇAS DA ALMA.

     Jesus Cristo é o único remédio eficaz contra as doenças da alma. ao tratar do enfermo ele oferece:
a)      Alívio para o oprimido e cansado (Mt 11.28)- b) libertação para o escravo do pecado e dos vícios (Jo 8.32)-c) Paz para o ansioso e angustiado (Mt 6.25; 1Jo14. 1) –d) Contentamento para o consumista (Mt 6.25; Jo 14.1)-e) Perdão para o pecador (1 Jo 1.7)-f) Certeza para o cético (Jo 3.4-21)-g) Esperança para o desafortunado (Mt 5.3,12)-h) Cura para os doentes (Mt 8.16). Jesus sara todos indistintamente.
3-    EM CRISTO ESTÁ A ESPERANÇA PARA ESTA GERAÇÃO.

      A constatação simples e incontestável é que: O homem sem Deus vive sem esperança ou em esperança vã, Jó 27.8 “Pois que esperança tem o ímpio quando é cortado, quando Deus lhe arranca a vida?”.
     A única esperança para esta geração está na pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Tm 1.1 “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa”.
CONCLUSÃO; Jesus Cristo a única solução para esta geração enferma, nós temos Cristo nós temos o remedio.

Pr Marcos.