sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bento XVI quer Maior Diálogo com Protestantes e MuçulmanosMaior Diálogo com Protestantes e Muçulmanos

No segundo dia de visita à Alemanha Bento XVI pediu um melhor diálogo entre católicos e protestantes e também com os Muçulmanos, em claro sinal em favor do ecumenismo.
Nesta sexta-feira, o Papa prestou homenagem a Martin Lutero, ao enfatizar a paixão profunda pelas questões de Deus do promotor da Reforma Protestante, em um gesto simbólico em relação aos protestantes na cidade Erfurt (leste), onde surgiu este movimento.
De acordo com informações da Agencia France Press, o Papa declarou em visita a seus pais natal que "o que não dava paz (a Lutero) era o assunto de Deus, que era a paixão profunda e a força de sua vida”, e continuou: “o pensamento de Lutero, sua espiritualidade inteira, estavam completamente centrados em Cristo", declarou o Papa, em um discurso pronunciado a portas fechadas no convento dos Agostinianos, onde o pensador da Reforma viveu seis anos.
Bento XVI tentou ainda uma aproximação com os Muçulmanos. "Acho que uma colaboração fecunda entre Cristãos e Muçulmanos é possível", afirmou o Papa ao receber, em Berlim, representantes do Islã na Alemanha, segundo a Agencia France Press.
"Reconhecemos a necessidade (...) de progredir no diálogo e estima recíprocas", insistiu, apesar de o diálogo entre as duas religiões não ter ficado tão fácil depois da polêmica lançada pelo sumo pontífice há cinco anos, durante um discurso na Baviera, onde estabeleceu um vínculo entre o Islã e a violência religiosa.
Atualmente na Alemanha, vivem entre 3,8 e 4,3 milhões de Muçulmanos, que representam entre 4,6% e 5,2% de sua população.
Depois de visitar a catedral da cidade medieval de Erfurt, Bento XVI se reuniu a portas fechadas com 20 delegados da Igreja protestante alemã. Em seguida, participou de serviço ecumênico no convento dos Agustinianos, ao lado de autoridades como a chanceler Angela Merkel, filha de um pastor protestante, e do presidente alemão, Christian Wulff, de religião católica.
fonte; The Cristian Post.