quarta-feira, 7 de julho de 2010

esboço de sermão 3

"Então, lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: "Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida." (Leia 1 Reis 17:8-24; vv.8-9.) Palavras terríveis, sombrias: seca, pobreza, desnutrição, fome, desespero, morte... Este era o cenário da vida da viúva de Sarepta. O local onde a história dessa viúva se passou era a terra árida de Sarepta. A seca que Elias, o profeta de Deus, havia pedido em oração espalhara-se pela região litorânea de Israel, chegando até Sarepta, cidade de um povo pagão, que adorava Baal. (Durante três anos e seis meses não choveu.) Essa viúva não tinha parentes que pudessem ajudá-la e precisava sustentar um filho pequeno. Essa mulher, em cuja dispensa quase não havia mais alimento, estava destinada a morrer com seu filho antes que o sol nascesse no dia seguinte. Eles estavam a um passo da morte. Porém, assim que ajuntou o último feixe de lenha para acender o fogo e assar o último pão que poderia ser feito com seu último punhado de farinha e suas últimas gotas de azeite, Elias chegou. Apesar de seu desespero, ela ainda foi capaz de sentir alguma compaixão por Elias, ao ir buscar água para ele. Porém, quando ele pediu também um pedaço de pão, ela revelou ao profeta a gravidade de sua situação. Como ele se atrevia a pedir-lhe um pedaço de pão para comer? Que absurdo! Ele exigiu a refeição em primeiro lugar. A chegada de Elias, contudo, iluminou a escuridão em que aquela pobre família, sem pai, se encontrava. Um milagre estava prestes a aliviar o desespero daquela viúva e, além disso, ela aprenderia uma grande lição espiritual com toda aquela experiência.“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38.) Embora essas palavras tenham sido proferidas por Jesus mais de oitocentos anos depois, a viúva de Sarepta foi testemunha dessa promessa, recebendo-a em sua própria vida. Sua fé foi posta à prova quando o profeta Elias lhe pediu o último pão que ela preparava para si e seu filho antes de ambos morrerem de fome. A viúva deveria oferecer o pão a Elias ou reparti-lo entre ela e seu filho? Isso seria um sacrifício total: dar tudo o que lhe restava ao homem de Deus.) Dar a um estranho o que seu filho faminto estava precisando? Ela estava sendo testada para valer.

Ela acreditou na afirmação do profeta de Deus e preferiu confiar no Deus a quem Elias obedecia.Ela acreditou em Elias, fez o que ele pediu e foi recompensada por sua obediência.Quando ofereceu o pão a Elias, Deus começou a abençoá-la grandemente em razão de sua fé. Mas ela teve de passar no teste para acontecer o milagre. Observe algumas bênçãos que Deus concedeu à viúva:1. A bênção de alimentar Elias:Essa pobre viúva foi um instrumento de Deus para proporcionar alimento ao servo dele – Elias, porque ela lhe deu o pão feito com seu último punhado de farinha. Como é maravilhoso alguém ser usado para os propósitos do Reino de Deus!

2. A bênção da vida:Depois que a viúva de Sarepta teve uma atitude de fé em Deus e ofereceu a Elias o último pão que possuía, Ele alimentou-a milagrosamente. Aquela minúscula porção de farinha lhe foi devolvida e ao seu filho na “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante”. Cada vez que ela espiava em sua vasilha de farinha ou na botija de óleo, milagrosamente, ainda havia sobrado um pouco. Um suprimento constante de farinha e óleo do Senhor, conforme Elias havia prometido. Quando a viúva procurava na botija por mais farinha e azeite, sempre havia a mesma quantidade (comparar ao milagre da multiplicação dos pães e peixes).Nos três anos seguintes, Deus alimentou aquela mulher, seu filho e Elias.Ela aprendeu a confiar em Deus naqueles dias.

3. A bênção de um filho ressuscitado:Ela culpou Elias pela morte de seu filho (v.18), mas é compreensível que ela estivesse tão alterada. Eles haviam sobrevivido ao pior período de fome e estiagem. Então, como seu único filho poderia morrer agora? Por que Elias havia permitido que tal tragédia acontecesse? Ela teria cometido algum pecado para que a morte de seu filho fosse um castigo? (Um costume muito comum na época). Sua fé foi testada ao limite, como com qualquer uma de nós. Quando a tragédia se abateu sobre seu filho e ele morreu, Elias clamou a Deus, e o menino foi milagrosamente ressuscitado.

4. A bênção do maravilhoso conhecimento de Deus:Aquela viúva não fora criada nos caminhos do Senhor, mas ouviu a promessa de Deus proferida por Elias e acreditou em suas palavras. A provisão de alimento físico foi o ponto de partida para que aquela mulher recebesse a provisão do alimento espiritual, ou seja, um amplo conhecimento de Deus e uma fé incontestável de que a Palavra do Senhor é a verdade. A alegria ao ver seu filho vivo foi coroada com uma fé mais profunda no Deus de Israel, o provedor de todos aqueles que nele confiam.
5. A bênção de ter sido exaltada por Jesus:Aquela mulher que aprendeu a amar a Deus foi abençoada por Jesus com estas palavras: “Muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias [...] e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta.” (Lucas 4:25,26.) Deus foi ao encontro dessa mulher num momento difícil de sua vida e lhe supriu todas as suas necessidades.“Ofereça ao Senhor o melhor que você possui, e terá de volta o que há de melhor.”
Pr Marcos -07/07/010.

Nenhum comentário: