quarta-feira, 6 de março de 2013

Morre Hugo Chávez, presidente da Venezuela

Entenda por que a morte do líder venezuelano afeta a Igreja Perseguida na Colômbia e saiba como funcionam as relações entre esses dois países da América Latina

 Ao norte da Colômbia - 46ª nação na Classificação de países por perseguição - está a fronteira com a Venezuela, Estado liderado, até então, por Hugo Chávez. Após 14 anos no poder, ontem, a população venezuelana viveu a perda do presidente, famoso por seu discurso antiamericano.

Presidente da Venezuela desde 1999, Chávez lutava, há dois anos, contra um câncer na região pélvica. O tratamento, mantido como segredo de Estado, o levou diversas vezes a Cuba, país de regime comunista, aliado às rígidas políticas do presidente. Fascinado pela ideologia apregoada por Simón Bolívar, conhecido revolucionário que participou do processo de independência de diversos países vizinhos ao Brasil, Chávez foi tenente-coronel do corpo de paraquedistas do Exército venezuelano antes de chegar à presidência. Foi, inclusive, preso em 2002, ao participar de um golpe de Estado que fracassou.

Em matéria de capa, o jornal O Estado de S.Paulo de hoje, 6 de março, ressalta a popularidade do líder venezuelano, campeão das urnas: de 15 eleições disputadas, ele perdeu somente uma. Ovacionado por seus partidários políticos, Chávez era, ao mesmo tempo, tido como um líder autocrático pelos adversários (segundo seus opositores, o presidente reivindicava para si o poder absoluto do Estado). Era acusado de "distribuir a riqueza venezuelana aos países aliados a seu arco esquerdista", conforme a mesma notícia do Estadão. Chávez também tinha uma relação de confronto com a mídia privada e fechou diversas emissoras de rádio e TV durante o seu mandato.

A História traz pontos importantes que ligam a Venezuela à Colômbia: ambos os países foram colonizados pela Espanha. A Colômbia tornou-se independente em 1819, fundamentada nos ideais revolucionários de Simón Bolívar (o mesmo líder que inspirou o governo de Hugo Chávez).
As FARCS (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e a ENL (Exército Nacional de Libertação), grupos de cunho marxista, surgiram inspirados pela revolução cubana de 1959 (país aliado à Chávez, onde, como dito acima, o presidente realizou seus tratamentos médicos). Entenda, portanto, que há uma colcha de retalhos entre os governos e revoluções da América Latina que interfere diretamente na perseguição à Igreja.

O governo venezuelano, contextualizado à Igreja Perseguida, foi bastante prejudicial aos cristãos colombianos. Uma vez que, segundo reportagens da imprensa nacional e internacional, Chávez apoiava o movimento guerrilheiro que é contrário à postura e aos valores cristãos, ao fornecer armamento, comida, tecnologia e exílio a comandantes e militantes, o presidente fortalecia a guerrilha que persegue a Igreja.

Segundo o evangelista colombiano Jairo, ex-comandante da ELN, "na Colômbia não existe negociação de paz entre a guerrilha e o governo; e sim, quem consegue matar os mais poderosos. Líderes guerrilheiros conseguem exílio nos países vizinhos [como a Venezuela]. Em 2008, por exemplo, o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribi foi ao Equador, sem autorização oficial, para matar o 2° comandante das FARC, Raul Sanchez. Na época, a Venezuela preparou todo o seu armamento nuclear para contra-atacar a Colômbia pela morte do guerrilheiro".

De acordo com a Constituição da Venezuela, de 1999, se o presidente do país morrer depois de assumir o comando do Estado, cabe ao vice-presidente convocar novas eleições em um período de 30 dias. Portanto, esse é o momento de contínua oração a Deus pelo futuro da nação, que pode impactar os demais países da América Latina.

Ore ao Senhor pelos cristãos na Venezuela e na Colômbia, para que Deus os fortaleça e os proteja tanto nesse período de transição da liderança, quanto após o novo presidente ser eleito e interceda pelas novas relações de poder entre as nações.
Redação: Ana Luíza Vastag 

“DEUS QUER CURAR NOSSAS FERIDAS E TRAUMAS”



II Samuel-9


Introdução
Este texto nos mostra como Deus trabalha em favor do homem, do homem que ele criou, e o desejo de Deus é que nossa alma esteja bem, vejamos o que diz o apostolo João em sua 3º carta; “... Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma...” O texto em apresso nos mostra a historia de um homem que passou por algumas fases em sua vida fases estas que deixaram profundas feridas e traumas em sua alma.
                         1-PERFIL DE MEFIBOSETE
A- UMA VIDA MARCADA PELA DOR: ele tinhas apenas 5 anos de idade quando chegou de Jesreél a noticia de que seu pai Jonatas e seu avo Saul tinha morrido, sua ama o pega em seus braços e fugindo ela caiu e derrubou o menino que quebra seus pés                                                                         B-SEM PERSPECTIVA DE VIDA: foi morar em Lo-Debar (cidade dos esquecidos, na casa de Maquir um dos homens mais pobre da cidade)
C-SEM NENHUM PROGETO DE VIDA: o lugar e as circunstancias não lhe permitia fazer projetos de vida.
D-CHEIO DE COMPLEXOS: Mefibosete prostrou-se e disse “quem sou eu para te preocupes com um cão morto como eu”
                     2.QUE CAUSA FERIDAS NA ALMA

A-AS IMPOSSIBILIDADES DA VIDA.
Mefibosete seu nome significa Vergonha destruidora. 2 Samuel 4.4; 21.8., foi morar em uma cidade chamada Lo-Debar que também significa Lugar nulo, sem alimento, lugar de miséria, terra sem pasto.
Seus  pés coxo, morando em Lo-Deber na casa de Maquir um dos moradores mais pobre da cidade,
B-OS DESERTOS DA VIDA.
Gostaria de citar algumas características dos desertos existenciais
B.1-O deserto é uma experiência comum a todos nós. Até mesmo o Filho de Deus experimentou. Você e eu também experimentaremos os nossos desertos, pois ninguém fica sem um.
B.2- O Deserto não tem hora marcada. Isto é, ele pode aparecer a qualquer momento. Ele não vem coma aviso prévio. Pode, inclusive, aparecer após momentos de vitória e de experiências profundas com Deus! Foi assim com Jesus: após o batismo e todas as manifestações extraordinárias de Deus e do Espírito Santo, veio o deserto para Jesus.
Exemplo-Profeta Elias.
B.3- Os desertos da vida são inevitáveis. as vesses é até um proposito de Deus. Não entendendo isso poderemos sair do deserto ferido e machucado.
C-AS TRAGEDIAS DA VIDA
Mefibosete aos 5 anos de vida, acontece uma tragédia em sua vida...
Exemplo- José do Egito; Acontece algumas tragédias na vida de José a partir de seus 17 anos : Cisterna, vendido como escravo, preso injustamente, esquecido pelo copeiro...
D-SENTIMENTOS DE IMFERIORIDADE.
Mefibosete “disse eu um cão morto”
Normalmente quem tem um complexo de inferioridade:
Outro ex:Os espias ,”somos como gafanhotos aos olhos deles...”
E-NÃO GOSTAR DE SI. Eis aqui a raiz do problema. Não gostar de quem eu sou é o mesmo que dizer ao mundo que não tenho valor algum. E é triste viver assim, fazendo de tudo para cuidar dos outros quando os carentes de cuidados somos nós mesmos. Vamos acabar de vez com a ideia tola de se sentir o patinho feio deste mundão. O mundo foi criado para todo mundo e você também tem o direito de ser feliz.
F-TER ÓDIO DO PAI/MÃE. Eles podem até ter certa culpa (e na maioria das vezes tem mesmo), mas não se deve atirar pedras neles. Pai ou mãe que erra na educação de um filho o faz porque não teve ninguém para lhes orientar o contrário. Por isso a importância de criar meios para discutir tais assuntos. Ao perceber que o seu complexo de inferioridade teve uma influência dos pais o filho deve cuidar para tratar o mal e não se ocupar em jogar a culpa toda neles. Perdemos tempo tentando “liquidar” quem nos feriu ao invés de correr atrás de um médico para tratar das machucaduras. E quanto mais cedo se trata, melhores são os resultados.
G-NÃO TER UM SONHO. Como pensar no amanhã se não se consegue viver bem o hoje? Inferiorizados abrem mão dos seus sonhos em troca de uma vida regada a fantasias. Acreditam tanto nas estórias em quadrinhos que vivem esperando um príncipe num cavalo branco ou uma Cinderela que o libertará da solidão. Esperam até que a morte os venha visitar e só ai entenderão o quanto poderiam ter aprendido se o medo não tivesse os impedido de correr atrás dos seus sonhos, das experiências reais.
 H-TRAUMAS DE INFANCIA
Ex: Palavras de maldição para com os filhos.
       Abuso sexual na infância. (Missionário Eduardo)
      Sentimento de rejeição, gerado pela preferencias dos pais por filhos
I-FALTA DE PERDÃO
 A falta de perdão é um dos mais profundos geradores de feridas na alma;
Medico americano disse que a falta de perdão pode causar doenças e até mesmo o câncer.
Conclusão  As feridas desenvolve em nós a tendência de nos isolar;
-no trabalho, na escola ,em casa, na igreja...
Os principais fatores que produziram feridas na alma de Mefibosete foram: Feridas físicas, ruptura de sua linhagem real e esquecimento por tudo e por todos.
20 anos e passaram do capitulo 4 ao capitulo 9,é provável que Mefibosete tivesse agora 25 anos, quando a graça de Deus se manifestou através do rei Davi trazendo lhe cura interior e sarando sua alma.
Pr Marcos Luiz maçan.
marcosmacan@hotmail.com
Londrina Pr