quarta-feira, 6 de março de 2013

“DEUS QUER CURAR NOSSAS FERIDAS E TRAUMAS”



II Samuel-9


Introdução
Este texto nos mostra como Deus trabalha em favor do homem, do homem que ele criou, e o desejo de Deus é que nossa alma esteja bem, vejamos o que diz o apostolo João em sua 3º carta; “... Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma...” O texto em apresso nos mostra a historia de um homem que passou por algumas fases em sua vida fases estas que deixaram profundas feridas e traumas em sua alma.
                         1-PERFIL DE MEFIBOSETE
A- UMA VIDA MARCADA PELA DOR: ele tinhas apenas 5 anos de idade quando chegou de Jesreél a noticia de que seu pai Jonatas e seu avo Saul tinha morrido, sua ama o pega em seus braços e fugindo ela caiu e derrubou o menino que quebra seus pés                                                                         B-SEM PERSPECTIVA DE VIDA: foi morar em Lo-Debar (cidade dos esquecidos, na casa de Maquir um dos homens mais pobre da cidade)
C-SEM NENHUM PROGETO DE VIDA: o lugar e as circunstancias não lhe permitia fazer projetos de vida.
D-CHEIO DE COMPLEXOS: Mefibosete prostrou-se e disse “quem sou eu para te preocupes com um cão morto como eu”
                     2.QUE CAUSA FERIDAS NA ALMA

A-AS IMPOSSIBILIDADES DA VIDA.
Mefibosete seu nome significa Vergonha destruidora. 2 Samuel 4.4; 21.8., foi morar em uma cidade chamada Lo-Debar que também significa Lugar nulo, sem alimento, lugar de miséria, terra sem pasto.
Seus  pés coxo, morando em Lo-Deber na casa de Maquir um dos moradores mais pobre da cidade,
B-OS DESERTOS DA VIDA.
Gostaria de citar algumas características dos desertos existenciais
B.1-O deserto é uma experiência comum a todos nós. Até mesmo o Filho de Deus experimentou. Você e eu também experimentaremos os nossos desertos, pois ninguém fica sem um.
B.2- O Deserto não tem hora marcada. Isto é, ele pode aparecer a qualquer momento. Ele não vem coma aviso prévio. Pode, inclusive, aparecer após momentos de vitória e de experiências profundas com Deus! Foi assim com Jesus: após o batismo e todas as manifestações extraordinárias de Deus e do Espírito Santo, veio o deserto para Jesus.
Exemplo-Profeta Elias.
B.3- Os desertos da vida são inevitáveis. as vesses é até um proposito de Deus. Não entendendo isso poderemos sair do deserto ferido e machucado.
C-AS TRAGEDIAS DA VIDA
Mefibosete aos 5 anos de vida, acontece uma tragédia em sua vida...
Exemplo- José do Egito; Acontece algumas tragédias na vida de José a partir de seus 17 anos : Cisterna, vendido como escravo, preso injustamente, esquecido pelo copeiro...
D-SENTIMENTOS DE IMFERIORIDADE.
Mefibosete “disse eu um cão morto”
Normalmente quem tem um complexo de inferioridade:
Outro ex:Os espias ,”somos como gafanhotos aos olhos deles...”
E-NÃO GOSTAR DE SI. Eis aqui a raiz do problema. Não gostar de quem eu sou é o mesmo que dizer ao mundo que não tenho valor algum. E é triste viver assim, fazendo de tudo para cuidar dos outros quando os carentes de cuidados somos nós mesmos. Vamos acabar de vez com a ideia tola de se sentir o patinho feio deste mundão. O mundo foi criado para todo mundo e você também tem o direito de ser feliz.
F-TER ÓDIO DO PAI/MÃE. Eles podem até ter certa culpa (e na maioria das vezes tem mesmo), mas não se deve atirar pedras neles. Pai ou mãe que erra na educação de um filho o faz porque não teve ninguém para lhes orientar o contrário. Por isso a importância de criar meios para discutir tais assuntos. Ao perceber que o seu complexo de inferioridade teve uma influência dos pais o filho deve cuidar para tratar o mal e não se ocupar em jogar a culpa toda neles. Perdemos tempo tentando “liquidar” quem nos feriu ao invés de correr atrás de um médico para tratar das machucaduras. E quanto mais cedo se trata, melhores são os resultados.
G-NÃO TER UM SONHO. Como pensar no amanhã se não se consegue viver bem o hoje? Inferiorizados abrem mão dos seus sonhos em troca de uma vida regada a fantasias. Acreditam tanto nas estórias em quadrinhos que vivem esperando um príncipe num cavalo branco ou uma Cinderela que o libertará da solidão. Esperam até que a morte os venha visitar e só ai entenderão o quanto poderiam ter aprendido se o medo não tivesse os impedido de correr atrás dos seus sonhos, das experiências reais.
 H-TRAUMAS DE INFANCIA
Ex: Palavras de maldição para com os filhos.
       Abuso sexual na infância. (Missionário Eduardo)
      Sentimento de rejeição, gerado pela preferencias dos pais por filhos
I-FALTA DE PERDÃO
 A falta de perdão é um dos mais profundos geradores de feridas na alma;
Medico americano disse que a falta de perdão pode causar doenças e até mesmo o câncer.
Conclusão  As feridas desenvolve em nós a tendência de nos isolar;
-no trabalho, na escola ,em casa, na igreja...
Os principais fatores que produziram feridas na alma de Mefibosete foram: Feridas físicas, ruptura de sua linhagem real e esquecimento por tudo e por todos.
20 anos e passaram do capitulo 4 ao capitulo 9,é provável que Mefibosete tivesse agora 25 anos, quando a graça de Deus se manifestou através do rei Davi trazendo lhe cura interior e sarando sua alma.
Pr Marcos Luiz maçan.
marcosmacan@hotmail.com
Londrina Pr

Nenhum comentário: