quinta-feira, 15 de julho de 2010

A ÉTICA DO REINO DO DEUS
Marcos 12.28-32

Todos os dias tomamos diversas decisões em nossas vidas. Toda decisão por uma determinada opção em detrimento de outra acontece com base em nosso conjunto de crença e valores do que pensamos ser certo,ou errado.A isso chamamos de ética.A palavra “Ética” vem do grego ethos que significa modo de ser,caráter,comportamento e inclui,hábitos,costumes e pratícas.
A ética não nos faz entrar no reino de Deus, mas o reino apresenta uma ética própria e bem definida. Dentre muitos padrões éticos exigido na bíblia,Jesus apresenta um resumo que nos ajuda a entender os fundamentos da ética do reino de Deus: “Ame o Senhor teu Deus,com todo coração,com toda a alma,com toda mente e com todas as forças.Ame os outros como você ama a você mesmo” (Marcos 13.30-31 – NTLH) Vamos aprender três pilares da ética do reino:
1. A ética para com Deus-Aqui esta o comportamento mais importante apresentado por Jesus recitando o Pentateuco (Deuteronômio 6.5 ).O comportamento citado é de amarmos o Senhor com tudo o que temos e somos em primeiro lugar.De fato,o temos ao Senhor é o principio de toda sabedoria para se viver (Jô 28.28:Sal 111.10:Sal 112.1:Prov 1.7;9;10 ).Sem o comportamento correto diante de Deus jamais teremos o comportamento correto perante o outro e em relação a nós mesmo.A ética para com Deus nos faz agir com ética para com tudo o que ele criou,quer seja pessoas ou natureza.
2. Ética para comigo mesmo-De um lado, vemos muitas pessoas que não se amam,não se cuidam,agridem-se a si mesmas com palavras ou fisicamente. Em extremos ,recusam a cuidar de si mesmas até nos aspectos mais elementares de higiene e aparência.Por outro lado vemos muitas pessoas que se cuidam com tanta intensidade como se fossem os únicos seres humanos sobre a face da terra.Vão ao extremo da vaidade e da busca insaciável da estética e do bem estar.Mas,amor próprio,segundo a ética do reino, deve ser equilibrado.O primeiro fundamento para o equilíbrio do amor próprio está na compreensão e aceitação do grande amor que o pai celestial tem por mim (João 15.16:1 João 4.10e19 ).Quando compreendemos a profundidade do amor do senhor por nós somos libertado de todo o desamor próprio.O outro fundamento é que devo amar a mim mesmo na mesma intensidade que amo ao próximo.Quando compreendemos que a ética do reino inclui o outro no mesmo nível que o amor próprio,somos libertos de uma vida egoísta,hedonista e utilita
Ária em relação aos outros. Jesus teve uma profunda ética para consigo mesmo,pois amou o mundo ao ponto de entregar-se ,mas o fez por pura obediência e confiança no grande amor do pai (Mat 3.17;Luc22.42;Heb 5.7,8 )
3. A ética para com o outro-As relações sociais são muito desafiadoras para o comportamento ético.Olhando do ponto de vista da atitude passiva,implica em não fazer ao outro o que não gostaríamos que o outro fizesse conosco.sob o prisma da atitude pró-ativa,significa fazer ao outro o que queremos que o outro nos faça a nós (Mat 7.12 ).Alguns verbos são tão poderosos quanto desafiadores:perdoar,ouvir,tolerar,apreciar,suportar,abençoar,respeitar,submeter-se,compartilhar,dentre muitos outros.na verdade,inúmeros são os textos bíblicos que trazem o padrão ético do reino de deus para nossa comportamento em relação ás outras pessoas (At 4.32;Rom 15.1;1 Cor 13.7;Gal 6.2 ).Tudo isso e muito mais foi vivido por Cristo
A maior revelação do padrão ético do reino de Deus pode ser vista e estudada na vida de Jesus. Uma pergunta muito simples que poderia nos ajudar a encontrar o comportamento ideal em cada circunstância ,segundo a ética do reino de Deus:em meu lugar que faria Jesus?

Nenhum comentário: