quarta-feira, 7 de julho de 2010

esboço de sermão 2

PECADO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

GÊNESIS –capitulo 3;10.

DEFINIÇÃO DE PECADO;

•A palavra pecado, do vocábulo grego Hamartia, significa errar o alvo (Tg 4.17; Rm 3.23).
•Desobediência - Tg 1.3,13-15; Hb 2.2
• Transgressão - Tg 1.15; 1Jo 3.4
•ato voluntário de rebeldia e desobediência do homem contra o seu Criador
•O pecado não é uma deformação psicológica, mas sim um ato voluntário de rebeldia e desobediência do homem contra o seu Criador.

1-Vergonha;
“E ele respondeu: ‘Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi’.” (Gênesis 3.10)
•o que envergonhava Adão era o pecado.
•o pecado nos expõe e nos deixa desprotegidos, como ficamos quando estamos nus.
•Ap-318-carta a igreja de Laodiceia;”Aconcelho-te que de
•Adão sentiu vergonha diante do Senhor, e é interessante notar que no verso 25 do capítulo 2 a Palavra nos fala que Adão e Eva andavam nus diante do Senhor e não sentiam vergonha. Porque agora ele sente e antes não sentia?
•Mim compres.......e vestes brancas,para que te vistas ,e não seja manifesta a vergonha da tua nudez...”

2-sofrimento;
“À mulher, ele declarou: ‘Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará’. E ao homem declarou: ‘Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida’.“ (Gênesis 3.16,17)

•Há duas declarações de Deus que trazem a palavra sofrimento, uma declaração é dirigida à mulher e a outra ao homem.
•Tanto o homem quanto a mulher recebem a informação de que, por causa do pecado, passariam a sofrer
•O sofrimento se tornaria o companheiro da existência humana.
O que Deus está falando para Adão e Eva é que os dois, e toda a humanidade a partir deles, viveriam o sofrimento como conseqüência do pecado.Sofrer dói, ou seja, o pecado traz também a dor. A dor da doença, a dor da angústia, a dor da traição; toda dor é conseqüência do pecado. Antes do pecado do homem não havia doença, morte, angústia ou frustração.
3-Separação;

Por isso o SENHOR Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.” (Gênesis 3.23,24)

»O pecado de Adão e Eva os separou de Deus e do que Deus havia proporcionado a eles. Os dois foram criados como coroa da criação, ou seja, Deus deu a eles um relacionamento direto consigo e com tudo que havia sido criado, mas o pecado os separou de tudo isso

O pecado, além de nos envergonhar e nos fazer sofrer, também nos separa. Essa separação causada pelo pecado ocorre em dois sentidos
•primeiro: o pecado nos separa de Deus e nos impede de nos relacionarmos com o Senhor; segundo: o pecado nos impede de nos relacionarmos como o próximo da forma que Deus deseja.

4-Morte;
Então disse o SENHOR Deus: ‘Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre’”. (Gênesis 3.22)
»Nesse texto de Gênesis vemos que Deus proíbe e impede o homem de ter acesso à vida eterna. Isso significa que, como conseqüência do pecado, o homem agora morrerá e a chance de viver para sempre se perde.

O apóstolo Paulo é quem afirma mais claramente essa conseqüência do pecado. Em Romanos 6.23 o apóstolo nos diz que “o salário do pecado é a morte.”

•A palavra “morte” ocorre na Bíblia, com 3 sentidos diferentes, embora o conceito de separação seja comum aos três:a) Morte Física: Ecl 12:7
•b) Morte Espiritual: Rm 6:23; 5:12
•c) Morte Eterna: Mt 25:46
gradativamente Deus coloca Adão e Eva diante das conseqüências de seu erro. Primeiro os expõe à vergonha, Segundo declara seu sofrimento,Terceiro os separa do convívio íntimo e por fim os condena a morte.




•É esse o fim de quem trilha o caminho do pecado.





CONCLUSÃO;


•Qual então o remédio para o pecado?



Arrependimento:
Este é o primeiro passo para a salvação. Arrependimento dos pecados cometidos, das transgressões e rebeliões que fazemos contra Deus. É mudar na mente e no coração de forma sincera. Ver Atos 3,19.
Confissão:
Além do arrependimento é necessário, confessar os pecados cometidos. É necessário, admitir o erro e confessa-lo com a própria boca. Ver: 1 João, 1,9.

Deixar o pecado
•É preciso, abandonar o pecado, não continuar no erro. Ver: João 8,10-11.
•"Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando; porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes." (Dt 11:26-28)
•Londrina 20/06/2010-Pr M.L.M.

Nenhum comentário: