e visam atender o grupo LGBTs – vêem crescendo cada vez mais no Brasil. Hoje dentre umas as mais destacadas estão a ‘Igreja para Todos’ , ‘Igreja Cristã Metropolitana’, ‘Comunidade Cidade Refúgio’ fundada por Lanna Holder , ‘Igreja Contemporânea Cristã’ por Marcos Gladstone e a ‘Comunidade Cristã Nova Esperança’ . As igrejas que se auto-denominam como inclusivas seguem um movimento de vertente que não tratam e nem vêem a homossexualidade como doença a ser curada. Esta segmentação que existe pouco menos que uma década, foi objeto de pesquisa do antropólogo Marcelo Natividade em sua tese de doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências (IFCS/UFRJ).
Natividade afirma após a conclusão de sua pesquisa de campo que “ser gay dentro de uma igreja conservadora é uma impossibilidade, não há lugar para essa pessoa, a menos que ela venha a aderir à norma e se torne ex-homossexual, por exemplo. A diferença do movimento inclusivo para as outras igrejas é que nele o poder eclesial é concedido às pessoas LGBT, já que há uma proposta política de desconstrução da homofobia religiosa”.
Em contrapartida a este movimento vertente do meio evangélico, existem muitos cristãos e líderes que acreditam que as igrejas “inclusivas” ignoram o Evangelho que liberta e transforma o homem (I CO 6:11) e alguns ainda dizem que em sua igreja o homossexual é bem recebido, mas não é aceito como membro, porque está em pecado.
Embora hajam infinitas opiniões controversas baseadas biblicamente contra a visão das tais igrejas inclusivas, seu crescimento continua ainda em grande fluxo e um dos fatores de colaboraçãoic para que este venha acontecendo, segundo opiniões dos membros destas, é justamente o fato de que as tradicionais igrejas não aceitarem e o receberem como são.
Em 2002 veio dos EUA a primeira igreja para grupos gays inaugurada no Brasil, a ‘Igreja da Comunidade Metropolitana’ (ICM), completando 10 anos de existência no próximo ano. A ICM tem várias igrejas espalhadas no Brasil, assim como a Igreja Cristã Contemporânea:
Fonte: Gospel+
Natividade afirma após a conclusão de sua pesquisa de campo que “ser gay dentro de uma igreja conservadora é uma impossibilidade, não há lugar para essa pessoa, a menos que ela venha a aderir à norma e se torne ex-homossexual, por exemplo. A diferença do movimento inclusivo para as outras igrejas é que nele o poder eclesial é concedido às pessoas LGBT, já que há uma proposta política de desconstrução da homofobia religiosa”.
Em contrapartida a este movimento vertente do meio evangélico, existem muitos cristãos e líderes que acreditam que as igrejas “inclusivas” ignoram o Evangelho que liberta e transforma o homem (I CO 6:11) e alguns ainda dizem que em sua igreja o homossexual é bem recebido, mas não é aceito como membro, porque está em pecado.
Embora hajam infinitas opiniões controversas baseadas biblicamente contra a visão das tais igrejas inclusivas, seu crescimento continua ainda em grande fluxo e um dos fatores de colaboraçãoic para que este venha acontecendo, segundo opiniões dos membros destas, é justamente o fato de que as tradicionais igrejas não aceitarem e o receberem como são.
Em 2002 veio dos EUA a primeira igreja para grupos gays inaugurada no Brasil, a ‘Igreja da Comunidade Metropolitana’ (ICM), completando 10 anos de existência no próximo ano. A ICM tem várias igrejas espalhadas no Brasil, assim como a Igreja Cristã Contemporânea:
Igrejas Comunidades Metropolitanas
- Belo Horizonte – MG;
- São Paulo – SP;
- ICM Betel Rio de Janeiro – RJ;
- Vitória – ES;
- Fortaleza – CE;
- Pacatuba – CE;
- Maringá – PR;
- Divinópolis – MG
Igreja Cristã Contemporânea
- ICC Rio de Janeiro – Madureira;
- ICC Rio de Janeiro - Lapa;
- ICC Campo Grande;
- Nova Iguaçu- RJ;
- Niterói – RJ;
- Duque de Caxias – RJ;
- Belo Horizonte – MG.
- CNNE São Paulo – Sede Internacionals/MA
- CNNE Fortaleza/CE
- CNNE Guarulhos/SP
- CNNE Maceio/ AL
- CNNE Nata/ RN Regional Nordeste
- CNNE Osasco/ SP
- CNNE Recife/PE
- CNNE Rio de Janeiro/ RJ
- CNNE Santo André/SP
- CNNE São Luis/MA
Fonte: Gospel+
3 comentários:
Boa Noite! Parabéns pelo post. Minha opinião é: No grande dia.... O dia que Jesus voltar iremos saber quem estão salvos e quem não está. A Biblia é bem clara e enfática sobre esse assunto. Galatas 5 sobre sobre isso. Romanos 1 também fala sobre esse assunto.
Visite e conheça o meu blog também.
http://prpaulofabricio.blogspot.com
Obrigadu Pr.Paulo Fabricio pela visita e comentário!.Deus continue abençoando plenamente sua vida e minísterio.
A paz de Cristo a todos! Respeito a posição do pr.Paulo Fabricio em sua resposta ao assunto, porém, é necessário entender que a bíblia é um livro que respeito e sigo como regra de prática e fé, no entanto também entendo que por ser um livro De Deus é claro, mas necessita de uma interpretação contextual e não apenas versículos isolados para justificar opinião pessoal. O pr disse que a bíblia é clara e enfática sobre o assunto (homossexualidade), mas vamos ver também o que a bíblia também é clara e enfática:
Exodo 21:7-8 "E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.
Se ela não agradar ao seu senhor, e ele não se desposar com ela, fará que se resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, agindo deslealmente com ela."
Levítico 19:27 "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba."
Levítico: 11: 10-11 "Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.
Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver."
Levítico 19:26 "Não comereis coisa alguma com o sangue;
NOVO TESTAMENTO:
1 coríntios 14:34-35 "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."
Não usei desses versículos como forma de desvio do tema que é homossexualidade, mas tentando dizer que da mesma forma que todos esses versículos e tantos outros precisam de uma contextualização a serem estudadas, estudei a homossexualidade e a bíblia a partir de estudos de traduções, hermenêuticos a até mesmo teológicos e tive a certeza que uma relação homoafetiva entre duas pessoas baseada no amor, fidelidade e companheirismo e não a promiscuidade e a atos que não condiz a vontade de Deus, Deus não condena. Sou membro de uma igreja inclusiva e assim tenho dito meu ponto de vista.
Rodrigo Nogueira
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